DESTRINCHANDO A COMIDA REGIONAL
AROMA QUE ATRAVESSA CONTINENTES
Beirute
capital do Líbano
República do Líbano
Idioma: árabe
Área: 10.400 km²
População: 6.184.701 habitantes (2015)
IDH: 0,757 (2017)
Moeda: Libra libanesa
Damasco
capital da Síria
República Árabe Síria
Idioma: árabe
Área: 185.180 km²
População: 17.951.639 habitantes (2014)
IDH: 0,536 (2017)
Moeda: Libra síria
A
o chegar ao Brasil, o sírio Samer Al Badeen, 28, não imaginava se tornar sócio de um restaurante de comida árabe. Em parceria com o empresário libanês Tony Moussa, 47, os dois tocam pra frente o Laziz Arabic Food
desde 2017. O estabelecimento fica localizado no complexo gastronômico Imprensa Food Square, no bairro Dionísio Torres, Fortaleza.
Os sócios apesar de virem da mesma região, só se conheceram aqui em Fortaleza e por um desejo em comum, que era a saudade da comida árabe, saudades de casa, da origem, abriram o Laziz (gostoso, em árabe) Arabic Food. “Fazer uma comida bem original do que a gente come lá”, de acordo com Samer é um dos objetivos do estabelecimento.
Ao falar da escolha do local, o economista Samer relata que sempre visitava o complexo com amigos, pois era um local que oferecia comida de diversos países, mas percebeu que não tinha da sua região. Tony também conheceu o local e em conversa com Samer resolveram engajar nesta parceira.
Para tentar chegar o mais próximo da comida árabe, o tempero é preparado por eles próprios diariamente, já o pão que é elemento essencial dos pratos ofertados no Laziz, chega toda semana de São Paulo. De acordo com Samer, eles tentaram produzir o pão, mas nunca saia igual o da sua região. “A demanda dos produtos em São Paulo são maiores, pois lá tem uma comunidade árabe muito maior do que a daqui. Lá eles possuem um forno maior e como o Tony tem contato com distribuidores de lá, resolvemos ficar trazendo o pão de São Paulo”, explica.
Uma das características da comida árabe é o cheiro. As comidas têm um aroma muito forte por conta dos temperos utilizados. Samer destaca que os principais temperos usados por eles são: coentro, curry, pimenta branca e do reino. O cardápio é composto mais por lanches como sanduíches que são bem comuns na região árabe segundo Samer. O sírio ainda destaca que é como se fosse a tapioca para os cearenses. Dentre os pratos que saem mais no Laziz, destaca-se a opção vegana, o sanduíche Falafel que é um bolinho de grão de bico crocante, cobertos com molho de tahine, servidos no pão árabe com tiras de alface, tomates, salsinha e picles.
Para Samer, o Laziz Arabic Food se tornou, dentre outros locais, mais uma opção para reunir a comunidade árabe na Capital do Ceará. “Vem muita gente da região da Arábia pra cá. Já chegou gente aqui falando árabe comigo. Tem gente que acaba aprendendo a língua árabe enquanto come aqui, eles testam as palavras com a gente, isso já aconteceu várias vezes. E aqui eles se sentem um pouco mais perto de casa com o cheiro da comida, pois o tempero é bem forte. Isso tudo faz lembrar o nosso país, a nossa casa”, destaca.
Laziz Arabic Food
Funcionamento: todos os dias, de 18h às 23h
Endereço: Avenida Desembargador Moreira, 2355 - Aldeota