DESTRINCHANDO A COMIDA REGIONAL
O PODER DO TACACÁ
Belém
capital do estado do Pará
República Federativa do Brasil
Idioma: português
Área: 1.059.458 km²
População: 1.485.732 habitantes (2018)
IDH: 0,746 (2010)
Moeda: Real
c
om um sonho de desbravar o mundo em busca de melhoria de vida, o paraense Nonato Lopo Saldanha, 59, já conheceu o sul, o sudeste, o norte e o nordeste do Brasil. Mas foi na Capital do Ceará, Fortaleza, que ele deu
início ao trajeto do “Delícias do Pará”, em 2007. O restaurante fica localizado no bairro Papicu, em Fortaleza. O local é uma das opções para quem deseja conhecer a culinária paraense ou almeja matar a saudade da região.
Nonato vem acompanhado da sua esposa, Irani Prata, que comanda a cozinha do Delícias, e mais dois filhos que ajudam a tocar o restaurante. Mas antes do Delícias do Pará, o paraense nascido em Alenquer (PA) chegou à capital com a proposta de trabalhar com venda de peixes na Praça dos Estressados, na avenida Beira Mar. Além dos peixes, Nonato também levava alguns produtos da culinária paraense, como carne de caranguejo, farinha, açaí, tucupi e tacacá. “Eu levava dois tipos de comidas para lá [Praça], sempre nos finais de semana. As pessoas percebiam que a gente trazia os produtos e começavam a pedir pra trazer mais”, relata.
A partir disso, ele começou a organizar encomendas dos produtos. Depois, o restaurante surgiu de uma “brincadeira” que já se estende há nove anos. “Aqui as pessoas vêm para matar a saudade da terra, da comida. E os que não conhecem vêm por curiosidade, que são os que frequentam mais”, destaca.
No Delícias do Pará cozinhar bem é um dos objetivos que o estabelecimento preza. “Sempre falo pra você cozinhar pra casa é uma coisa, você convidar as pessoas para comer a sua comida é outra coisa. A maioria das pessoas que chegam aqui diz que aqui é melhor do que feito em Belém e eu acredito”, ri.
Em relação aos ingrediente são trazidos direto do Pará, como camarão, chicória, pimenta, tucupi e os peixes. É com firmeza que o paraense fala “No norte a gente preza muito pelos sabores”. Ao entrar no restaurante é como comprar uma passagem para Belém, Pará. No estabelecimento, é possível sentir a riqueza cultural do estado desde a entrada até a hora de escolher uma mesa para se acomodar.
O cardápio é recheado de opções para se sentir realmente dentro do estado. Dentre os pratos que mais saem destaca-se o Tacacá, um caldo feito com a goma da mandioca, camarões e tucupi e é temperado com alho, sal e pimenta, a que se adiciona jambu.
E para quem deseja fazer uma viagem gastronômica nos pratos paraense, o cardápio oferta o menu degustação que serve arroz paraense, tacacá, maniçoba, pirão, açaí, cupuaçu e farinha de tapioca
Além de uma boa comida, Nonato entende que tratar o cliente como seu melhor amigo é o que estabelece a afetividade na relação dentro do Delícias do Pará. “Você não imagina o tanto de gente que vem aqui e que elogia a gente. Todo cliente que entra aqui eu chamo pelo nome. Você imagina se você chega ao local e dono te chama pelo nome com uma intimidade, imagina como você se sente bem neste local”, destaca.
Delícias do Pará
Funcionamento: de quarta à domingo, de meio dia até 23h
Endereço: Rua Paschoal de Castro Alves, 741 - Papicu